domingo, 16 de maio de 2010










Aula de ciencias postada pela professora Valdira E. Marques


A atividade prática da OBA teve como objetivo preparar os alunos para as prova da Olimpíada e ao mesmo tempo trabalharem a parte experimental, prática ou observacional do seu aprendizado.
A aula foi desenvolvida na quadra esportiva da escola nos dois horários (matutino e vespertino), com envolvimento das três turmas de 6º ao 8º ano. Para realização da aula tivemos o auxílio dos professores de matemática, que trabalhou com os alunos operações de números decimais e o professor de geografia, que havia trabalhado o conteúdo de escala em sala de aula.

ROTEIRO DA AULA

Providencie tiras de papel, com largura de, aproximadamente, 5 a 7 cm e comprimento de 6 m. Use fitas de máquina de somar para obter a tira em
, mas você também pode usar a imaginação e substituir a fita de máquina de somar por qualquer outra coisa com comprimento de 6 metros. Pode até mesmo emendar folhas de papel, colando-as, ou até mesmo papel higiênico. Desenhe uma bolinha (com uns 5 mm de diâmetro) numa das extremidades da tira para representar o
Sol, a partir de essa bolinha desenhar outra a 5,8 cm para representar Mercúrio, Vênus estaria a 10,8 cm do
Sol, a Terra fica a 15,0 cm do Sol, Marte fica a 22,8 cm, Júpiter a 77,8 cm, Saturno a 143,0 cm, Urano a 287,0
cm Netuno a 450,0 cm e, finalmente, Plutão a 590,0 cm do Sol (todas as distâncias são em relação ao Sol
(primeira bolinha). Colocamos o nome do Sol e de cada planeta sobre cada bolinha. Esticamos a tira e teremos
(primeira bolinha). Colocamos o nome do Sol e de cada planeta sobre cada bolinha. Esticamos a tira e teremos uma visão exata da distribuição das distâncias médias dos planetas ao Sol. Numa escala ainda menor.

4 comentários:

  1. Olá profª Valdira,a turma 6ªano "B" visitou oseu blog.Gostamos de ver a aula postada,foi uma aula boa,pois aprendemos muito sobre o sistema solar;a distancia dos planetas, as estrelas,movimentos da Terra,estações do ano e fases da Lua.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia professora Valdira,aqui e a turma do 6ºano "A" gostamos muito dessa aula,obrigada por nos ensinar coisas emportantes. Aprendermos sobre o sistema solar.foi enteressante a nossa visita ao laboratório da escola na aula de Arte para conhecer o seu blog.PARABÉNS!PELO NOSSO TRABALHO REALIZADO!!!

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE PROFESSORA VALDIRA,A AULA PRÁTICA REALIZADA FOI MUITO ENTERESSANTE,POR QUE COMPREENDEMOS UM POUCO MAIS+ SOBRE O SISTEMA SOLAR.OBRIGADA! TURMA DO 6ºANO "D".

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde professora Valdira, gostariamos de agradecer pela a aula prática realizada na quadra de esporte, com os professores: Jonathas, Leocy e Lucimária.
    Com as explicações dadas pelos professores sobre a astronomia compreendemos + sobre o sistema solar.

    ResponderExcluir